capa

Resenha RM#53 – Gekkan Shoujo Nozaki-kun

RESENHA MORTIFERA!

Gekkan Shoujo Nozaki-kun

 (Anime)

 photo capa_zpsvrsytn9g.jpg

-Autor: Izumi Tsubaki e Yoshiko Nakamura.
-Diretor: Mitsue Yamazaki e Production Committee.
-Editora Original: Square Enix, Gangan Online.
-Editora Brasileira: Sem.
-Estúdio: Dogakobo.
-Exibição Original: 06 de Julho de 2014 – 21 de Setembro de 2014.
-Exibição Brasileira: Não exibido no Brasil.
-Emissora Original: TV Tokyo, TVO, AT-X, TSC.
-Emissora Brasileira: Não tem.
-Temporadas: 1 temporada.
-Arcos Abordados: Temporada completa.
Episódios: 12.
-Duração: 24 Minutos.
-Gênero: Comédia Romântica, Colégio,  Slice Of Life, Paródia.
-Público Alvo: Shonen.

Tirando onda com os shoujos

E aí pessoas, tudo tranqüilo sossegado? Maravilha, cá estou eu novamente, seu escrivinhêro, resenhêro e bloguêro do dia para trazer-lhes mais uma vítima de nossas resenhas. Sim senhores, e hoje traremos talvez uma das maiores revelações de comédia de 2014, uma verdadeira, sincera e interessante paródia de um dos gêneros mais icônicos dos animes, os shoujos. Com você, Gekkan-Shoujo Nozaki-kun!

 photo Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-02-Large-13_zpspgkgmnpr.jpg

Imagine-se naquela situação complicada. Você está prestes a se declarar para a pessoa que mais gosta, só que não consegue encontrar as palavras certas. É, é complicado. Mas assim, de repente, no lugar de um “eu te amo”, você diz, “sou seu (sua) fã”. E adivinhem o que você ganha de presente? Sim, isso mesmo, um autógrafo. E assim conhecemos nossos dois personagens principais, Nozaki-kun, um mangaká gente boa porém sem o menor olho para sentimentos e Chyio Sakura, uma garota tímida, divertida e completamente apaixonada por ele, que tenta a qualquer custo fazê-lo perceber seu amor.

 photo 69043300583701579543_zpstkexpstg.jpg

Basicamente Nozaki-kun é uma paródia, nele há praticamente tudo o que um shoujo de verdade tem, existem os momentos clássicos na chuva, na bicicleta, no parque, e por aí vai, mas o anime consegue de uma forma genial tornar o que era pra ser dramático, em algo engraçado e divertido. Gekkan Shoujo é uma tiração de sarro com o gênero shoujo como nenhum outro anime que eu tenha visto conseguiu fazer.

 photo vlcsnap-2014-09-07-21h21m08s66_zpsfg5t9dwm.jpg

Os personagens centrais, Nozaki e Sakura são ótimos, Sakura é uma personagem muito engraçada e boa parte da comédia do anime se dá por causa das suas tentativas frustradas de conseguir se declarar para Nozaki, que é tão focado em escrever e desenhar seus mangás que não consegue usar suas idéias românticas na vida real.

 photo GekkanShoujoNozaki-kun-07-Large26_zps5h5loxlt.jpg

As sacadas de comédia são muito boas, e como é um cotidiano não tem nada de muito exagerado, não existe um único traço de humor negro no anime, tudo é feito por zoações com desencontros, com enganos e com mal entendidos que provocam conseqüências que vão aumentando de escala conforme o anime avança. Tanto Nozaki quanto Sakura parecem ter sentimentos sinceros em relação ao outro mas não tem como saber, ou o anime não deixa claro, se eles escondem o que sentem usando como desculpa o mangá que Nozaki escreve ou se realmente eles não tapados e não notam um ao outro.

 photo gekkan-shoujo-nozaki-kun-op-large-04_zpscmbunsjv.jpg

 photo Gekkan-Shoujo-Nozaki-Kun-Anime-animexis_zpscm1aodyu.jpg

Isso provoca um drama interessante, mas o anime aí encontra uma armadilha. Se ele é uma zoeira dos shoujos, ele poderia se tornar um shoujo de verdade? Eu digo que sim. Sim, e isso não iria estragá-lo, pelo contrário, eu acho que seria uma maneira bacana de dar um final verdadeiro pra ele, o final, que na minha opinião é o grande problema de Nozaki-kun.

 photo 769524-gekkan_shoujo_nozaki_kun___02___large_06_zps1pwnxfg7.jpg

Apesar de ser um cotidiano, Nozaki-kun deixa um forte ar de desenvolvimento e apego com o expectador, que espera alguma coisa do final, que é completamente, totalmente e miseravelmente inconclusivo. Tá certo que é divertido como todos os outros episódios, mas ele não nos mostra absolutamente nada de muito novo com relação a fechar a estória. Isso eu achei uma perda de oportunidade enorme.

 photo nozaki-2-premux-F3674AC6.mkv_snapshot_07.06_2014.07.15_15.51_zpsljvaon7j.jpg

No mais, Gekkan Shoujo Nozaki-kun tem um ótimo design, muito característico e uma animação muito bonita. A trilha sonora combina muito bem com a atmosfera que o anime passa, de comédia, romance e drama, e constrói uma ambientação que agarra bem o expectador.

 photo 1_zpsd6wprecd.gif

O anime não cansa em momento algum, e equilibra bem um bom ritmo, uma boa narrativa e um enredo interessante e muito divertido, talvez uma das comédias mais bacanas que eu vi até hoje, que não precisa ser escrota pra fazer rir, e brinca como nenhum outro anime jamais fez, com o gênero shoujo de uma forma magistral.

 photo nozaki_kun_episode_12_ath_098_zpsyruyn4az.jpg

Só aqui, no Blog RM!

Grande Abraço!

Lucas M. Rodrigues, LMR, Co-Fundador.

– Opening (Abertura): Kimi Janakya Dame Mitai (Versão Anime) – Masayoshi Oishi:

-Ending (Encerramento): Ura Omote Fortune (Versão Anime) – Ai Ozawa:

Equipe da Publicação:

Autoria: Lucas M. Rodrigues.
Direção: Lucas M. Rodrigues.
Edição: Jeferson Capizani.
Revisão: Carlos A. Oyama.
Tradução: Julio I. Arrivabene.
Roteiro: Lucas M. Rodrigues
Diagramação: Jeferson Capizani.
Redação: Lucas M. Rodrigues e Jeferson Capizani.
Produção: Lucas M. Rodrigues, Carlos A. Oyama e Jeferson Capizani.
Publicidade: Lucas M. Rodrigues.
Colaboração: Julio I. Arrivabene.

Leave a Reply