Resenha RM#20 Jormungand Perfect Order

Resenha RM#20 – Jormungand 2ª Temporada

RESENHA MORTIFERA!

Jormungand Perfect Order

(Yorumungando Perfect Order – Anime 2ª Temporada)

 photo ResenhaRM20JormungandPerfectOrder_zps1fa2257f.jpg

-Autor: Keitaro Takahashi.
-Diretor: Keitaro Motonaga (com Produção de Gaku Iwasa e Yusuke Kuroda).
-Editora Original: Shogakukan, pela revista Monthly Sunday Gene X.
-Editora Brasileira: Sem.
-Estúdio: White Fox.
-Exibição Original: 10 de Outubro de 2012 – 26 de Dezembro de 2012.
-Exibição Brasileira: Não exibido no Brasil.
-Emissora Original: Tokyo MX, Tv Kanagawa, Funimation Channel.
-Emissora Brasileira: Não tem.
-Temporadas: 2 Temporadas.
-Arcos Abordados: 2ª Temporada.
-Episódios: 12.
-Duração: 24 Minutos.
-Gênero: Ação, Aventura, Guerra, Drama, Comédia.
-Público Alvo: Seinen.

Por que sou uma traficante de armas(interro) Pela Paz Mundial!2

“Você achou mesmo que a Paz Mundial não traria alguns efeitos colaterais?”

E ae jovens, chegou! Hoje é dia de resenha completa aqui no RM, e trazemos pra vocês a continuação de JORMUNGAND! Sim, se você sentiu saudades da Koko e de suas…suas…suas idéias! Sim, suas idéias, chega mais e vamos entender de uma vez por todas o que cacildas o anime quer dizer! Com vocês jovens mancebos, A 2ª TEMPORADA DE JORMUNGAND!

Cuidado com os spoilers hein jovens, alguma coisa que eu precise dizer aqui talvez alguns de vocês ainda não tenham visto na 1ª temporada, fiquem atentos, e eu vou colocar um sinalzinho pra vocês identificarem [SPOILER] no começo e no final. Sussa? Então rambora.

 photo JormungandPerfectOrder-04-Large25_zps83feff2c.jpg
Não existe saída para pessoas que se envolvem com o crime, e nem com as que se envolvem política. Jonah aprendeu isso na marra.

Uma estranha calmaria atinge os corações de nossos protagonistas. Koko Hekmatyar, uma das maiores traficantes de armas do mundo prepara as suas presas e garras.

Jonah, nosso garoto chuck-norris-albino-do-zoriente-médio continua como guarda-costas dela. Mas algo está acontecendo, algo que nem mesmo os maiores espiões do mundo conseguem descobrir. Existem alguma coisa maquinando na mente enigmática de Koko que promete alterar o rumo da humanidade.

 photo S2_22_Night_Nine_1_zps7dea7932.jpg
Eu fui realmente a única pessoa que pensou por um segundo que fosse um jogo fps de pc? hahua Jormungand tem uma das animações mais bonitas ever

Jovens, Jormungand Perfect Order é basicamente uma continuação direta, sem rodeios ou outras parafernalhas, da 1ª temporada, uma vez que a temporada inicial nem tinha um grande clímax, nem um grande desfecho que dissesse “paramos por aqui”.

As reviravoltas continuam fortíssimas, aliás, em nenhum outro momento do anime elas estiveram tão intensas. A narrativa segue o mesmo princípio, não muda muito da temporada anterior, mas finalmente a gente consegue ver que a história de Jormungand está realmente tentando chegar em algum lugar, e a gente fica bem menos perdido nos acontecimento do que na temporada anterior.

 photo jormungand-perfect-order-03-large-33_zps42488652.jpg

O anime ganha ares muito mais investigativos e policiais, mas não pensem que a ação diminuiu não, sem essa. A violência continua, o sangue continua pintando os episódios e tem chumbo voando pra todo lado, o diferencial é que conseguimos ver claramente que existe algo muito maior do que isso acontecendo, o enredo nos dá dicas para montarmos nós mesmos o nosso quebra-cabeça e descobrirmos por nossa conta. Garanto que a expectativa fica cada vez mais alta, o que eu achei que poderia ser um tremendo tiro no pé.

 photo Jormungand-Perfect-Order-12-3_zpscb8e8c33.jpg
Jormungand tem bastante política, e como fala sobre guerra várias referências são feitas principalmente a Guerra Fria. Em cima da escada tem a foice e o martelo, símbolos da União Soviética.

Os personagens continuam ótimos, no geral eles ainda são bastante carismáticos, cada um a sua maneira, e nesta 2ª temporada existem até mais cenas de comédia e outras bastante calientes do que na anterior, nada exagerado claro.

Jonah é sem dúvida o personagem que mais cresce durante o anime, o seu amadurecimento é muito maneiro,  sendo que a gente consegue entender as razões do que ele faz, pensa ou deixa de fazer. Apesar do seu apelo de “garoto largado mega fucking habilidoso overpower”, Jonah continua sendo um ótimo personagem por ter os seus conflitos pessoais e com Koko.

 photo JormungandPO-episode10-jonahblushing_zps92096872.jpg
Agora Jonah não vai mais odiar tanto traficantes de armas hauhua

Koko também continua uma personagem impressionante, e ela continua sendo a razão de Jormungand ser tão interessante. Outro personagem que reaparece, só que desta vez com muito mais importância é o irmão de Koko, Kasper Hekmatyar.

Tão dissimulado quanto sua irmã, Kasper é um traficante de armas por excelência, também bastante carismático e misterioso, ele não chega a ter importância no enredo mas tem papel na vida de Jonah. Outros também aparecem, como por exemplo, George Black e sua estupidamente quente assistente, Hex, ah rapaz, mas o que é aquilo….(só perde pra Koko mesmo).

 photo S2_13_Hex_plays_Spin_zpsdc6ed565.jpg
Hex tentando tirar algumas das suas “informações” se é que me entendem.

Tudo em Jormungand é bonito demais da conta. Tudo continua maravilhoso como sempre, não existem muitas melhorias, mas xodasse né? Já era excelente. A trilha sonora muda bem pouco também, só as faixas que mudam, a atmosfera continua praticamente a mesma.

O que começa a mostrar as caras é a verdadeira intenção de Jormungand. Vou trazer pra vocês uma frase do anime que me marcou fodamente: “Mesmo que bebesse toda a água dos oceanos seria impotente perante o céu, pois não tenho pernas, asas ou mãos. Sou a Serpente do Mundo. Meu nome é Jormungand”.

 photo JormungandPerfectOrder-10-Large01_zpse4935f4f.jpg
Parece até filme americano de espionagem né? Pois é, Jormungand tem bastante disso.

Jovens, o final do anime nos traz um incrível clímax e desfecho que fecha genialmente com o que foi mostrado na 1ª temporada. “Jormungand” [SPOILER-COMEÇO] é na verdade o nome do plano secreto de Koko, Dra. Elena e Dra. Minami, com o objetivo de conseguir a Paz Mundial pelo controle mundial de todos os armamentos [SPOILER-FIM].

O anime mostra toda a sua engenhosidade no clímax, quando um choque passa pela espinhas nas costas e você percebe que Koko, o tipo de pessoa mais próxima de ser um demônio, uma traficante de armas, tornou-se de uma hora pra outra, não só o ser mais poderoso do mundo, mas a pessoa mais próxima do poder de um divindade.

 photo Jormungand-15T-R-Renato_zps49dd2a19.jpg
Vish

Pra quem não conhece, Jormungand é uma criatura da Mitologia Nórdica, era uma serpente tão fudida de gigante que conseguia literalmente cobrir os oceanos e continentes, abraçando o mundo.Dominava tudo, exceto uma coisa – os céus. Sacaram a idéia do anime? E a serpente Jormungand tinha um significado, representava um ciclo de vida, de destruição e reconstrução do mundo. Exatamente jovens, Koko Hekmatyar é a destruidora da antiga ordem, e a que criará o novo mundo a partir da nova ordem pacífica e “perfeita”, daí o nome da 2ª temporada, “Perfect Order”.

 photo Zero-Raws-Jormungand-Perfect-Order-23-BS11-1280x720-x264-AACmp4_snapshot_0036_20121220_2340_zpsfe2f7d62.jpg
O mundo poderia ser feliz com uma paz forçada? Koko é uma legítima anti-heróina, tá bom que desde o começo a gente sabe que traficantes de armas não são lá boas pessoas, mas ele traz uma visão totalmente nova, uma dualidade de paz e guerra muito maneira.

Jovens, Jormungand como um todo é um anime sensacional, seu enredo e narrativa podem parecer estranhas de começo mas evolui muito. Os personagens são incríveis, e o final é sem duvida o ponto mais polêmico do anime inteiro. Lembram que Jormungand é um anime mais “realista” certo? Pois então jovens, o final pode ser fodamente broxante pra alguns, e eu entendo isso por ter percebido que o anime queria construir alguma coisa, e ficou uma pulguinha na orelha dizendo “o anime não mostrou tudo o que você queria ver né?”

A sensação depois dos créditos podem ser várias, mas a minha foi de missão cumprida. O que esperamos é ver o mundo Pós-Koko, mas isso não é mostrado do jeito que a gente imagina e pode provocar muita frustração, mas por mais que eu possa parecer brisado ao pensar assim, acho que é esse mistério, esse final “atrás das cortinas” que causa a magia, a curiosidade de tentarmos imaginar como seria o mundo como Koko queria, e que faz Jormungand ser o que é . Por isso jovens, eu recomendo Jormungand, é um grande anime e com certeza vai te dar uma ótima experiência!

Só aqui, no Blog RM!

Grande Abraço!

Lucas M. Rodrigues, LMR, Co-Fundador e sempre quis saber como seria um mundo de Paz.

-2ª Opening (Abertura): Under Shaft (Versão Anime) – Maon Kurosaki:

-2ª Ending (Encerramento): Laterality (Versão Anime) – Nagi Yanagi:

Equipe da Publicação:

Autoria: Lucas M. Rodrigues.
Direção: Lucas M. Rodrigues.
Edição: Jeferson Capizani.
Revisão: Carlos A. Oyama.
Tradução: Julio I. Arrivabene.
Roteiro: Lucas M. Rodrigues
Diagramação: Jeferson Capizani.
Redação: Lucas M. Rodrigues e Jeferson Capizani.
Produção: Lucas M. Rodrigues, Carlos A. Oyama e Jeferson Capizani.
Publicidade: Daniela Duarte.
Colaboração: Julio I. Arrivabene.

Leave a Reply